Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

xiǎo xué 小学


Em 1949 apenas 20% das crianças em idade escolar frequentavam as escolas primárias, em 1985 o número de crianças em idade escolar matriculas aumentou cerca de 76% em relação a 1949.
Para um país tão vasto como a China foi um feito formidável este grande desenvolvimento que se deu de 1949 para 1985 no ensino.
Na China o ensino primário é composto por 9 anos de ensino obrigatório, sendo por isso gratuita a frequência dos alunos em escolas públicas até ao 9ºano de escolaridade. Os pais apenas pagam uma pequena taxa por período de livros e outras despesas como transporte, alimentação e aquecimento.No âmbito da reforma da educação, estudantes de famílias pobres receberam bolsas e empresas estatais, instituições e outros sectores da sociedade foram incentivados a criar suas próprias escolas.
As crianças começam a frequentar a escola com sete anos de idade.
O currículo escolar é composto por: chinês, matemática, educação física, música, desenho e instrução elementar na natureza, história e geografia, combinada com as experiências de trabalho prático em torno do complexo escolar. No 3º ano normalmente é introduzida uma língua estrangeira, usualmente o inglês.A maioria das escolas tem ainda actividades extra-curriculares para envolver os estudantes com a sociedade e para os alunos prestarem serviço comunitário.