Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Artes Marciais Japonesas

Designa-se por artes marciais um conjunto de disciplinas de combate oriundas do Oriente e popularizadas em todo o mundo a partir de meados do século XX. São disciplinas apreciadas pela auto-confiança que inspiram aos seus praticantes, bem como pelo bem-estar físico que proporcionam.
Entre as artes marciais orientais divulgadas no Ocidente encontram-se o Karate (de origem japonesa e certamente a modalidade mais praticada), o Aikido e o Kendo (também japoneses), o Kung-Fu (chinês), o Taekwon-Do (coreano) e o Viet-Vo-Dao (vietnamita). Algumas destas modalidades incluem o uso de armas tradicionais, como o Nunchaku (matracas) e o Bo (pau longo). O Jiu-Jitsu é uma arte japonesa que, sendo relativamente pouco conhecida, merece também referência, porque dela descende o Judo, moderno desporto olímpico.

Às artes marciais subjaz um código de valores e comportamentos estabelecido por tradição secular. Em rigor, não se trata de técnicas desenvolvidas para satisfazer espíritos belicosos (apesar do aproveitamento que delas se faz, por exemplo, no cinema), antes de disciplinas de há muito associadas, no Oriente, à educação física, à medicina e à religião. É inegável a ligação das artes marciais às necessidades da guerra, mas foi graças à sua dimensão fortemente ética que elas puderam sobreviver ao desaparecimento da ordem feudal na qual tiveram a sua origem.
O sentido verdadeiro destas disciplinas combina a integridade física com a mental: à eficácia e domínio da técnica junta-se o cultivo do respeito, da humildade e da sinceridade. É este, tanto quanto a auto-defesa, o objectivo visado pela prática das artes marciais.



Aikido

O aikido é uma arte marcial de auto-defesa concebida no Japão em 1931 por Ueshiba Morihei, que viveu entre 1883 e 1969, com o objectivo de conjugar harmonia e energia. Morihei era um estudioso de diversas artes marciais e fundou uma escola, a Kobukai, onde ensinava as suas técnicas e filosofias. Tendo-se inspirado no jiu-jitsu (que consistia em defesa desarmada), no kenjitsu (que utilizava espadas), e no sojitsu (que recorria a lanças), via o aikido como um meio de purificação das pessoas e de treino espiritual e a sua intenção ao criá-la era a de unir todos em paz.
A ideia principal desta arte marcial é optar por movimentos precisos e pela inteligência para responder a ataques de oponentes armados ou desarmados, evitando o contacto com as mãos.
Há duas categorias básicas de movimentos, os de controlo do inimigo e os do seu arremesso. Dentro destas duas vertentes, chamadas wazza, existem mais de 700 movimentos. Quase todos derivam do movimento base de auto-defesa de alguém se libertar de quem o prende atirando o oponente ao chão após pressão sobre os seus membros. De seguida é necessário apertar as articulações do inimigo, de modo a imobilizá-lo. Mais do que vencer o oponente, a ideia é neutralizá-lo, recorrendo a uma união entre a mente, o corpo e o espírito, o que promove um bem-estar físico e psicológico. Assim, o aikido ensina a relaxar, avaliar a situação e responder de forma directa e clara, mas para se chegar a este estágio primeiro é preciso compreender a sua filosofia e princípios.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi o filho de Ueshiba Morihei, Kisshomaru, quem preservou, no meio de uma cidade de Tóquio devastada por bombardeamentos dos Aliados, o edifício da escola onde se praticava o aikido, a Kobukai.
No período pós-Guerra esta arte marcial atraiu as atenções do público e, em 1948, foi criada a Associação de Aikido, uma entidade sem fins lucrativos reconhecida pelo governo nipónico e que ainda hoje funciona como centro mundial da modalidade.
Após a morte do pai, em 1969, Kisshomaru substituiu-o como mestre máximo do aikido e foi o responsável pela internacionalização da arte. Uma das armas utilizadas por Kisshomaru, que viria a morrer em 1999 com 77 anos, foi a escrita de livros com a descrição das técnicas e da filosofia do aikido.
Moriteru Ueshiba, filho de Kisshomaru, passou a ser, posteriormente, o responsável máximo do Aikido a nível mundial.


Hirokazu Kanazawa

Mestre japonês de Karate Shotokan, Hirokazu Kanazawa nasceu em 1931, na província de Iwate (Japão), e foi aluno de mestre Gichin Funakoshi, geralmente apontado como o fundador do Karate moderno.
Aos 25 anos era o 5.o Dan mais novo do Japão, extremamente eficaz em kumite (combate) e executante apuradíssimo de kata (exercício de forma). Em 1957 foi campeão de kumite do Japão, menos de uma semana depois de ter fracturado um braço. O Campeonato do Japão era, na altura, a competição de Karate mais importante, uma vez que os primeiros Campeonatos do Mundo só mais tarde tiveram lugar. Em 1958 e 1959 foi de novo campeão, tanto de kumite como de kata.
Abandonando a competição, foi instrutor em países como os Estados Unidos e a Alemanha. Foi ainda professor nas universidades japonesas de Musashi, Kanto e Kitazato, e autor de diversos livros.
Em 1977 deixou a Japan Karate Association (JKA) para formar um organismo mais condizente com a sua concepção do Karate, a Shotokan Karatedo International Federation (SKIF). Na actualidade, a SKIF encontra-se implantada em cerca de uma centena de países. Em Portugal, país que mestre Kanazawa já visitou por diversas vezes, é representada pela Shotokan Kokusai Karatedo - Portugal (SKK-P).
Presentemente, mestre Kanazawa é presidente e instrutor-chefe da SKIF, e tem a graduação de 9.o Dan. Embora o seu estilo de sempre seja o Shotokan, é uma personalidade respeitada por praticantes de outros estilos e artes marciais.



karaté

O karaté é uma arte marcial de origem japonesa que consiste na defesa pessoal sem o recurso a armas, apenas se utilizando a aplicação de golpes rápidos de mãos e de pés em zonas vitais do corpo do adversário. Simboliza a essência da filosofia budista Zen, que consiste na prática da meditação aliada à postura descontraída do corpo. O fundamento básico para a prática desta arte marcial é afastar qualquer espírito de agressão ou vingança. O karaté é considerado a base de todas as artes marciais orientais.
As suas origens remontam ao século XIV, à pequena cidade japonesa de Okinawa, onde existia o "te" ("mão"), uma arte de defesa.
No século XVI, esta arte marcial ganhou mais importância com o estabelecimento de leis anti-armas em Okinawa. O karaté era então o meio de defesa por excelência.
Os métodos de treino do karaté eram secretos e, por isso, levou bastante tempo até que esta se tornasse uma arte marcial praticada em todo o mundo.
Só no início do século XX, alguns mestres do karaté começaram a divulgar este meio de defesa por todo o Japão, tendo atingido grande popularidade.
Depois de um longo período de inactividade, devido à Segunda Guerra Mundial, foi fundada a Federação Japonesa de Karaté em 1949. A partir de 1956, com a introdução da vertente competitiva do karaté, este tornou-se num desporto com muitos adeptos e bastante praticado em todo o mundo.