Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

A Cerimónia do Chá Japonesa



A cerimónia do chá japonesa, em japonês: chanoyu 茶の湯; também chamada chadō ou sadō 茶道, é uma actividade tradicional com influências do Taoísmo e Zen Budismo, na qual chá verde em pó, em japonês matcha 抹茶, é preparado cerimonialmente e servido aos convidados.
Os encontros de chanoyu são designados por chakai, 茶会, ou chaji, 茶事. Normalmente o termo chakai refere-se a um evento relativamente simples no qual se oferecem doces típicos, usucha e às vezes tenshin; já chaji refere-se a um evento mais formal, incluindo também uma refeição tradicional e koicha. Um chaji completo pode durar até quatro horas.
Um praticante da cerimónia do chá precisa de ter conhecimento de uma ampla gama de artes tradicionais que fazem parte do chanoyu, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestes japonesas, mais concretamente o kimono, caligrafia, arranjo de flores, cerâmica, etiqueta e incensos, além dos procedimentos formais do seu estilo de chanoyu, que podem passar de uma centena. Assim, o estudo da cerimónia do chá nunca termina praticamente. Mesmo para participar como convidado numa cerimónia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré-definidos, a maneira apropriada de se comportar na sala de chá, e como se servir de chá e doces.