Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

O Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês, Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera é o evento chinês tradicional mais importante e mais longo de todos. È comummente chamado de “Ano Novo Lunar”, porque é baseado no calendário chinês.
O festival, tradicionalmente, começa no primeiro dia do primeiro mês (Chinês: 正月; pinyin: zhēng yuè) no calendário chinês e termina no 15º dia, este dia é designado por Festival da Lanterna. A véspera do Ano Novo Chinês é conhecida como chú xī.

O Ano Novo Chinês tem tido influência nas celebrações de ano novo dos seus vizinhos geográficos, culturas com as quais eles têm uma intensiva interacção. Estes vizinhos incluem os coreanos (Seollal), tibetanos (Losar), mongóis (Tsagaan Sar), vietnamitas (Têt) e os japoneses já antes de 1873 (Oshogatsu).
As pessoas usam o seu dinheiro para comprar presentes, decorações, materiais, comida e roupa. Também é tradição todas as famílias limparem minuciosamente a casa para afastarem qualquer tipo de infortúnio na esperança de trazer boa sorte. Janelas e portas são decoradas com recortes de papel vermelho e dísticos com mensagens populares de felicidade, saúde e longevidade.
A ementa inclui alguns itens como porco, pato, galinha e saborosos manjares. A família acaba a noite com fogos de artifício. Na manhã seguinte, as crianças vão cumprimentar os pais e desejar-lhes um saudoso e feliz ano novo, recebendo dinheiro em envelopes de papel vermelho. A tradição do Ano Novo Chinês é uma óptima forma de reconciliação, esquecendo todos os ressentimentos e desejando sinceramente paz e felicidade para todos.
No entanto, o calendário chinês tradicionalmente não usa anos numerados continuamente. Na China os anos são muitas vezes numerados pelo reino do Imperador Amarelo, Huangdi.