Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Origami

História

Os chineses inventaram o papel e descobriram como dobrá-lo, contudo a a arte de dobrar papel, nasceu no Japão, na idade Média. A dobragem de papel era algo bastante formal, de origem folclórica religiosa, cujo objectivo era limitado ás funções cerimoniosas, a partir daí, desenvolveu-se um tipo de dobragem mais conhecido por todos nós - a que é feita como diversão. Como exemplo, fazer pássaros, flores e animais, esta técnica foi passando de geração em geração pelas mulheres japonesas até aos dias de hoje.
Actualmente, esta técnica é conhecida e apelidada por Origami, pode ser
executada por qualquer pessoa. Esta técnica desenvolveu-se nas ultimas décadas, formou-se um movimento internacional do Origami dos quais participam pessoas de todas as idades e nos mais variados sectores de actividades. Cada dia que passa, são descobertas novas técnicas e formas mais complexas de se dobrar papel, mantendo contudo a máxima de que o resultado é sempre obtido a partir da simples dobragem do papel prescindindo de cola, cortes, grampos, ou qualquer outro tipo de ajuda.

O que é Origami?

Origami (significado etimológico: “dobra”(ori) e “papel”(Kami), é a arte de dobrar papel sem o auxilio de tesoura ou cola (Origami puro). Não existe tamanho, formato ou tipo de folha especifica para fazer uma peça de Origami. Com uma folha de papel é possível fazer: objectos geométricos, fauna e flora, enfeites, cartões e composições (Origami modular onde várias folhas são usadas para criar formas mais complexas).


Dragão Chinês – Criação de Satoshi Kamiya










 


Girafa - Criação de Satoshi Kamiya

















Como fazer Origami?

  • Trabalhe sobre uma superfície lisa e plana, para facilitar a dobragem.
  • Procure manter as mãos limpas.
  • Utilize sempre papel cortado simetricamente.
  • Faça as dobras com muita atenção, passando a unha do polegar ao longo da cada uma delas para acentuar o vinco.
  • Procure seguir os diagramas sempre na sequência especificada.
  • Na dúvida sobre um determinado passo procure ver como ficará a figura no passo seguinte.