Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Dança do Dragão



A Dança do Dragão (chinês simplificado: 舞龙; chinês tradicional: 舞龍; pinyin: wu long) é uma forma de dança e espectáculo tradicional na cultura chinesa. Os chineses usam frequentemente o termo “Descendentes do Dragão” (龍的傳人 ou 龙的传人, lóng de chuán rén) como um sinal de identidade étnica.

  • Descrição

Em ocasiões de bom presságio, como o ano novo chinês ou a abertura de lojas, os festivais incluem frequentemente uma dança com fantoches de dragão. Estes fantoches são feitos “sob medida” de pano e madeira e manipulados por uma equipa de pessoas. Estas carregam o dragão com varas no centro da atracção e executam movimentos coreografados no acompanhamento de música e tambores.
A equipa de dança imita os supostos movimentos deste espírito do rio duma maneira sinuosa, ondulada. Os movimentos tradicionais no espectáculo simbolizam papéis históricos dos dragões que demonstram o poder e a dignidade. A dança do Dragão é um destaque nas celebrações do Ano Novo Chinês espalhado pelo mundo inteiro em bairros chineses.
Acredita-se que os dragões trazem boa sorte às pessoas, que é reflectida nas suas qualidades que incluem o poder, a dignidade, a fertilidade, a sabedoria e o bom presságio. A aparência de um dragão é assustadora e audaciosa mas tem uma disposição benevolente, e por vezes transformou-se num emblema para representar a autoridade imperial.