Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Espetáculo

A dança do dragão é executada por uma equipa hábil cujo trabalho é dar vida ao dragão. O próprio dragão é uma longa serpente com um corpo formado de varas, montadas junto a uma série de arcos em cada parte e unindo a parte ornamental da cabeça e da cauda nas extremidades. Tradicionalmente, os dragões eram construídos com madeira com os arcos de bambu no interior e cobertos com uma tela decorada. Porém, na actualidade, tais materiais como o alumínio e o plástico substituíram a madeira e o material pesado.
Os dragões podem variar no comprimento em cerca de 25 a 35 metros, para os modelos mais acrobáticos, e de 50 a 70 metros para os estilos mais cerimoniais, já que parte do mito do dragão é que quanto mais longa é a criatura, mais sorte trará. O tamanho e o comprimento de um dragão dependem do poder humano disponível, do poder financeiro, dos materiais, das habilidades e do tamanho do campo. O seu comprimento tradicional varia entre 9 secções e 15 secções, embora alguns dragões sejam tão longos que chegam a ter 46 secções.
Uma pequena organização não consegue manusear um dragão muito longo porque exige grande esforço físico, grandes despesas e as habilidades especiais tornam-se difíceis de controlar. O comprimento recomendado para o corpo do dragão é de 34 metros e existe uma divisão em 9 secções principais. A distância entre cada secção menor (costela) é de aproximadamente 35 cm; consequentemente, o corpo tem 81 anéis. A história diz-nos que a dança do dragão é executada de várias maneiras, tipos e cores. Por vezes o verde é escolhido como cor principal do dragão, que simboliza uma grande colheita. Outras cores incluem o amarelo, simbolizando as cores solenes do império; o dourado ou prateado, simbolizando a prosperidade; o vermelho, representando a excitação. As escamas e a cauda são, sobretudo, prateadas e resplandecentes, contribuindo para uma atmosfera alegre. Como a dança do Dragão não é executada durante todo o dia, o pano do dragão deve ser removido para receber um novo retoque antes do próximo espectáculo.
A combinação correcta e o sincronismo apropriado das diferentes partes do dragão são muito importantes para fazer uma dança bem sucedida. Quaisquer erros cometidos pelos dançarinos estragam todo o espectáculo. Para a dança ser muito bem sucedida, a cabeça do dragão deve cooperar com o corpo de acordo com as batidas do tambor. Para dragões maiores do estilo cerimonial, a cabeça pode pesar até 12 katis (14,4 kg). A cauda do dragão também desempenha um papel importante porque deve manter-se em sincronismo com os movimentos da cabeça. A quinta secção é considerada a parcela média e os dançarinos devem estar muito alertas às mudanças de movimento do corpo a cada momento.