Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Competição

Na exibição competitiva há regras estritas que regem as especificações do corpo do dragão e dos passos apresentados. Dragões feitos para estes eventos e que são vistos na maior parte dos shows impressivos do palco são feitos para a velocidade e a agilidade, para serem usados pela equipe de dançarinos para um maior grau de dificuldade dos passos. Nestes dragões, a cabeça é menor e clara o bastante para ser enrolada em volta, e deve ter um mínimo de 3 kg, as partes do corpo são de alumínio claro com bastão e a maioria dos arcos é tubulação muito fina de PVC. As apresentações são feitas tradicionalmente em 8-10 passos minutos acompanhando a percussão.
Os arranjos da Dança do Dragão são coreografados de acordo com as habilidades e as experiências adquiridas pelos dançarinos. Alguns arranjos da Dança do Dragão são "caverna de nuvem", "redemoinho de água", Tai-Chi, "costurando dinheiro", "procurando a pérola", e o "dragão que circundar a coluna". O movimento "dragão que persegue a pérola" mostra que o dragão está continuamente em busca da sabedoria.
O dragão executa um movimento ondulatório balançando coordenadamente cada parte. Embora este balanço constitua o movimento básico do dragão, executar formações mais complexas depende somente da criatividade de uma equipe. Os movimentos que são executados geralmente envolvem enrolar o corpo do dragão, girando-o. Isto faz com que os dançarinos saltem e levantem partes do corpo do dragão, mostrando-as. Outras manobras avançadas incluem várias contorcidas giratórias e movimentos mais acrobáticos onde os dançarinos aumentam a altura dos movimentos do dragão.
Apresentar um grupo de Dança do Dragão envolve diversos elementos e habilidades, é uma actividade que combina treinamento, mentalidade de uma equipa desportiva, encenação e talento de uma equipa de artistas. As habilidades básicas são simples de aprender, porém, tornar-se num dançarino competente exige treinamento dedicado até que os movimentos complexos possam ser conseguidos, que não dependem apenas da habilidade individual, mas da concentração da equipa inteira para se mover.