Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Medicina Tradicional Chinesa


A medicina tradicional chinesa foi desenvolvida a milhares de anos, sendo considerada uma das mais antigas. A MTC, como também é conhecida, baseia-se na teoria do Yin/Yang, na teoria dos 5 elementos e no sistema de circulação da energia pelos meridianos ao longo do corpo.

Os 8 principais métodos de tratamento são:

  • Tui Na (massagem chinesa)
  • Fitoterapia chinesa
  • Terapia alimentar chinesa
  • Exercícios físicos como a Meditação

Nei-ching, primeiro livro de medicina chinesa conhecido, foi escrito em 2697 a.C, por Huang Di, mais conhecido por Imperador Amarelo. Neste livro são mencionados massagens para aliviar as doenças tomando, dentro da filosofia chinesa, como axioma fundamental a existência da energia.

O diagnóstico na medicina chinesa segue os seguintes passos: observar, ouvir e cheirar, perguntar o histórico ao paciente, e palpar pulso, tórax, abdómen e outros pontos.



A patologia interna, segundo a medicina chinesa, tem como causa a má alimentação, emoções, cansaço excessivo e falta de repouso. Quanto a patologia externa, são tidos como causa os factores externos como frio, calor, humidade e tempo seco.

O que a Medicina Tradicional Chinesa pode tratar :


São diversos os problemas de saúde que poderão ser tratados através da medicina chinesa. Darei apenas alguns exemplos:
- acne, ansiedade, asma, cefaleias, ciática, insónia, depressão nervosa, deixar de fumar, diarreia, gastralgia, lombalgia, dores e irregularidades menstruais,infertilidade, prisão de ventre, problemas decorrentes da menopausa, reumatismo, sinusite, vertigens, zumbidos, etc.
Sublinhe-se que Organização Mundial de Saúde reconhece a acupunctura como um método terapêutico que pode ser eficaz no tratamento de diversos problemas de saúde.