Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Moxabustão


Há relatos que afirmam que Moxa e Acupuntura datam de uma mesma época. Trata-se principalmente de método de aquecimento dos chamados Pontos de Acupuntura e que remove a obstrução energética dos meridianos, elimina frio e humidade, normalizando a circulação energética nos meridianos. Além das propriedades da utilização calor como analgésico, vaso dilatador e também relaxante, a Moxa também produz raios infra-vermelhos que são anti-inflamatórios.
    
Existem três tipos básicos de formas de aplicação da Moxa: aplicação direta, indireta e com agulhas.

  • APLICAÇÃO DIRETA








Moldam-se pequenos cones de artemísia, os quais são colocados diretamente sobre a pele - usa-se finas camadas de gengibre, ou sal grosso para os casos de aplicação no umbigo, como proteção. Este método pode deixar cicatriz dependendo do tempo de cauterização.

  • APLICAÇÃO INDIRETA
Usa-se o bastão da Moxa, chegando-se a uma distância máxima de 2 a 3 cm da pele, com movimentos vai-e-vem (conhecido na China como movimento “o pássaro que bica”) ou de rotação.


  •  APLICAÇÃO COM AGULHAS
Após a aplicação das agulhas nos pontos desejados, enrola-se uma porção de lã de artemísia em cima da agulha e acende-se. O calor então é conduzido pela agulha até o ponto, irradiando-se bem profundamente. Praticar a moxabustão é simples, porém requer muita atenção e precisão. O tempo de aplicação por sessão varia de 3 a 5 minutos, a sensação após a aplicação é agradável, alívio de dor e re-equilíbrio energético.