Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

China - O sistema educacional

Na China o ano lectivo é composto por dois semestres. O primeiro semestre tem inicio a 1 de Setembro e termina em Janeiro. O segundo semestre começa a 1 de Março e termina em Junho.
Em termos de acesso à educação, o sistema da China representou uma pirâmide, devido à escassez dos recursos destinados ao ensino superior, número de alunos diminuiu acentuadamente nos níveis mais elevados. Embora tenha havido avanços dramáticos no ensino primário depois de 1949, as realizações no ensino secundário e superior não foram tão grandes.
Embora o governo tenha autoridade sobre o sistema de ensino, o Partido Comunista Chinês tem desempenhado um papel na gestão da educação desde 1949. O partido estabeleceu políticas de educação ampla e sob Deng Xiaoping, amarrado a melhoria da qualidade da educação no seu plano de modernização.
A Lei sobre a nove anos de ensino obrigatório, que entrou em vigor em 1 de julho de 1986, estabeleceu os requisitos e prazos necessários para atingir o ensino básico universal adaptadas às condições locais e da escola de crianças em idade garantido o direito de receber pelo menos nove anos de ensino (cinco anos de ensino básico e quatro anos do ensino secundário). Congressos populares em vários níveis locais foram, dentro de certas linhas directrizes e de acordo com as condições locais, para decidir as medidas, métodos e prazos de execução de nove anos de ensino obrigatório, de acordo com as orientações formuladas pelas autoridades centrais. O programa procurou trazer as zonas rurais, que teve quatro a seis anos de escolaridade obrigatória, em conformidade com os seus homólogos urbana. Departamentos de Educação foram exortados a treinar milhares de trabalhadores qualificados para todas as profissões e oferecer diretrizes, currículos e métodos para cumprir o programa de reforma e as necessidades de modernização.

A estrutura educacional está dividida em:


  • escola básica ( 小学 - xiǎo xué )
  • escola secundária ou escola profissional ( 中学 - zhōng xué )
  • universidade ( 大学 - dà xué )
nota: os caracteres acima indicados estão em Chinês Simplificado.