Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Acupunctura

Durante milhares de anos os chineses têm diagnosticado, tratado e curado os seus pacientes, e mais ainda, promovido a saúde com base na técnica. Sim, porque a Acupunctura não se define apenas pelo seu acto de curar patologias e disfunções, mas também pelo de prevenir a doença através da fomentação da saúde.
Em chinês, Acupunctura é designada pelo termo Tzien-Tziu que literalmente é Metal-Fogo, remetendo Metal à agulha e Fogo à moxabustão, que é uma prática de estimular os pontos energéticos pelo calor oriundo da combustão da erva Artemísia.
No Ocidente o termo Acupunctura vem do latim, de “acus”, agulha e “punctur”, punção. Mas o que vem a ser afinal Acupunctura? Como o próprio nome sugere, Acupunctura significa punção de agulha. É a estimulação através de agulhas próprias – hoje em dia já existe estimulação por electrecidade e por alguns tipos de Laser, como também por ventosas e pressão – em pontos específicos espalhados ao longo do corpo, a nível superficial da pele. No seu conjunto, essas regiões – chamadas de Pontos de Acupunctura - formam os Meridianos ou Canais.


MERIDIANOS OU CANAIS DE ACUPUNCTURA

São um sistema ou rede de canais comunicantes por onde circula a Energia Vital (denominadas de Qi ou Chi pelos orientais) no organismo. Existem doze Meridianos principais, presentes nos dois lados do corpo, portanto, sempre bilaterais – a chamada Grande Circulação de Energia - e dois localizados no centro do corpo, um na parte da frente e outro nas costas – Pequena Circulação de Energia. Eles estão ligados aos principais órgãos e vísceras do organismo humano, controlando-os energeticamente.
É preciso salientar que, ao mencionarmos um meridiano e sua relação com um órgão (que é sempre YIN) ou víscera (YANG), devemos entender que estes devem ser percebidos enquanto função. Se há por um acaso deficiência de energia no Rim, não estamos necessariamente a falar de um problema específico no órgão, podendo ser em alguma das várias funções do Sistema Rim.

  •  MERIDIANO DO FÍGADO
Responsável pelo fluxo da energia vital (Qi), como também pela circulação de sangue no organismo. Comanda os tendões e a acuidade visual, e ainda rege a genitália, os seios e os caracteres sexuais secundários. É representado pelo elemento Madeira.
Possui 14 pontos e seu percurso inicia-se na unha do dedo grande do pé, sobe pelo seu dorso atravessa o tornozelo, seguindo pela face interna da perna até ao joelho, continua subindo pela coxa até a região pubiana, circunda os órgãos genitais e continua subindo pelo abdómen para terminar no sexto espaço intercostal, logo abaixo do mamilo. Existem ainda duas outras ramificações secundárias, uma que parte da porção abdominal e termina no alto da cabeça e a outra iniciada nos olhos com final nos lábios.

  •  MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR
A vesícula biliar é uma víscera que se encontra acoplada ao fígado. A sua função é de armazenar e secretar a bílis. De acordo com a Teoria dos Cinco Elementos ambos estão associados ao elemento Madeira que rege os músculos e tendões, sendo um meridiano que apresenta forte influência nas patologias dos músculos e ossos. Outra grande influência deste canal é sobre a visão.

Do ponto de vista do emocional ele rege as decisões, e a deficiência de energia na vesícula biliar produz indecisão. Já o excesso causa irritabilidade.

Possui 44 pontos e o seu percurso é centrífugo, ou seja, tende a afastar-se do centro. Começa no ângulo externo do olho, desce contornando o ouvido, percorre o crânio paralelo ao Canal ou Meridiano da Bexiga, numa série complexa de curvas, chega à nuca e à região cervical, atingindo a lateral do tórax, do abdómen, encaminha-se para os membros inferiores, pela face lateral externa da coxa e pernas, terminando na extremidade do quarto dedo do pé onde se ramifica para o Meridiano principal do Fígado.

  • MERIDIANO DO CORAÇÃO
Apresenta nove pontos e tem como característica mais evidente a de governar os vasos sanguíneos e fazer circular o sangue. Mas apresenta também uma função bastante importante que é a de reger a mente, estando ligado, portanto, à parte psíquica, às emoções. Os chineses já tinham percebido há milénios a estreita ligação entre a mente e o coração, daí sua importância na psicologia humana. O seu elemento é o Fogo.
Além do trajecto principal, que nasce no oco axilar, desce para o antebraço na sua face interna, vai-se encaminhando para o punho e acaba na extremidade do dedo mínimo, apresenta um secundário que se abre na base da língua.

  • MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO
Ao intestino delgado cabe completar o processo, iniciado no estômago, de separar e absorver os nutrientes dos alimentos, ou seja, dividir o puro e o impuro. O seu elemento é Fogo. O Meridiano possui 19 pontos. Começa no canto da unha do dedo mínimo, segue pela borda interna da mão, na linha de limite entre o dorso e a palma da mão, segue pelo antebraço, cruza o ombro e vai subindo em ziguezague, formando um grande “M”, chega ao pescoço e à face para acabar na região do pavilhão da orelha, no início da inserção do cabelo.

  • MERIDIANO DO BAÇO-PÂNCREAS
Além de controlar o nível de açúcar no sangue (pâncreas, através da produção de insulina), tem como função o transporte e transformação dos alimentos, mantém o sangue nos vasos e os órgãos no lugar, isto é, como regula o tonus dos tecidos com isso sustenta as estruturas orgânicas. Os médicos chineses antigos também atribuíam a esse meridiano a função cognitiva, ou seja, da inteligência, do pensamento racional e da memória. O seu elemento é Terra.
Com 21 pontos, o seu percurso tem como início o canto da unha do dedo grande do pé, vai seguindo a linha que delimita a mudança de cor do dorso e da sola do pé, sobe pelo tornozelo e face interna da perna e da coxa, ganha a região anterior do abdómen e lateral do tórax para terminar no sétimo espaço intercostal.

  • MERIDIANO DO ESTÔMAGO
O seu elemento é Terra. O Meridiano do Estômago está ligado às funções digestivas do estômago e do duodeno, às funções visual, olfactiva e à da mastigação, além das genitais e urinárias.
O seu trajecto – com 45 pontos - tem início na cabeça, abaixo dos olhos, cruza a face pela região para-nasal, chega ao canto da boca e à região da mandíbula. 
Divide-se, então, em dois ramos, sendo que o menor sobe até o couro cabeludo, e o maior vai descendo pelo pescoço, tórax, ganha o abdómen, mais profundamente, para de novo emergir na região acima do púbis. Alcança os membros inferiores lateralmente até terminar na extremidade do segundo dedo do pé.

  • MERIDIANO DO PULMÃO
Além do pulmão comanda também todo o sistema energético ligado às funções respiratórias, tanto as das vias aéreas superiores - laringe, nariz ou fossas nasais e seios da face – como as das vias inferiores, que são os brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. O sistema Pulmão tem também influência com a pele, cabelos e unhas. Factores ambientais externos afectam esse órgão sobre maneira.
Com 11 pontos, o meridiano do Pulmão inicia-se na região subclavicular, sobe pela face anterior do braço e antebraço, terminando no polegar.

  • MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO
Tem como função eliminar resíduos pesados e absorver líquidos, eliminando assim substâncias que seriam tóxicas ao organismo. Esse meridiano é composto por 20 pontos. O órgão intestino Grosso é, seguindo a Teoria dos Cinco Elementos, elemento Metal, assim como o Pulmão, com o qual mantém estreita ligação em termos de reforço das suas funções. O seu trajecto inica-se na extremidade do dedo indicador, percorre a face posterior da mão, do antebraço, braço, ombro, pescoço e indo até à face para terminar no canto externo da narina, mais exactamente na asa do nariz.

  • MERIDIANO DA CIRCULAÇÃO-SEXUALIDADE
Este canal está em estreita ligação com o Coração, e os  seus aspectos funcionais, sobre o qual exerce função protectora, protegendo-o contra tensões, choques, etc. Não é à toa que tanto um quanto outro Meridiano possuem trajectos semelhantes, sendo o do Coração ao longo da face interna, e o da Circulação-sexualidade na face média-interna dos membros superiores. Não representa nenhum órgão, mas possui uma função reguladora, influenciando o coração, circulação e os órgãos sexuais.
Compõe-se de nove pontos. Começa na região médio-superior do tórax, do lado externo do mamilo, segue em direcção à parte interna do braço, antebraço, punho e palma da mão para terminar na extremidade do dedo médio.

  • MERIDIANO DO TRIPLO AQUECEDOR
Assim como o Meridiano ou Canal da Circulação-Sexualidade, este também não se associa a nenhum órgão específico. Possui importantes funções endócrinas, como a da tiróide, e também a de regular a temperatura do corpo.
Possui 23 pontos. Começa na extremidade do dedo anular, segue pela região posterior da mão, punho, antebraço, e face mais externa do braço, sobe para o ombro e região da omoplata, segue para o pescoço, contorna o pavilhão da orelha, margeia o couro cabeludo e vai terminar na parte externa da sobrancelha.

  • VASOS MARAVILHOSOS
Além dos doze Meridianos principais, que representam a Grande Circulação de Energia, temos também a Pequena Circulação de Energia composta por dois Meridianos chamados de Vaso Governador (Yang – sistema nervoso central) e Vaso da Concepção (Yin – sistema reprodutor):

  • MERIDIANO DO VASO GOVERNADOR
Compõe-se de 28 pontos e tem início na bexiga, desce ao períneo, de onde saem três ramos, um externo e os demais internos. Existe também um quarto que vai até os hemisférios cerebrais.

  • MERIDIANO DO VASO DA CONCEPÇÃO
O Meridiano do Vaso da Concepção está intimamente associado ao processo de gestação, pois nutre e comanda o útero. Compõe-se de 24 pontos e seu percurso começa no rim, desce até o períneo de onde sobe pela linha mediana superior até a região inferior do lábio, contorna-o para penetrar no maxilar superior e subir até o ângulo interno do olho. Possui ainda um ramo que vai dos rins até a coluna lombar, e outro, que sobe do períneo até o útero.
São também conhecidos como Vasos Maravilhosos por se tratarem de vias alternativas que o corpo dispõe nos casos em que a energia não consegue fluir nos percursos normais. Deles se originam todos os demais Canais ou Meridianos, pois são os primeiros pares de canais formados ainda na fase embrionária. Sendo assim neles circulam principalmente a energia ancestral, que funciona tanto como energia de reserva quanto de defesa.

Existem também outros seis Vasos Maravilhosos:

- VASO DESOBSTRUTOR
- VASO CINTURA
- VASO DE LIGAÇÃO YIN
- VASO DE LIGAÇÃO YANG
- VASO DO MOTILIDADE YIN
- VASO DO MOTILIDADE YANG