Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

História da Cerimónia do Chá

Beber chá é um costume introduzido no Japão, no século IX, na forma de chá de infusão (団茶) por um Monge Budista Eichu (永忠), quando retornava da China ao Japão, onde conheceu a Erva, de acordo com a lenda, após 200 anos. O chá tornou-se a bebida mais consumida no Japão, e cultivada em seu próprio território.
O costume de beber chá, iniciou-se de forma medicinal, e por razão de luxo, uma vez que era importada da China. No século IX, O autor Chinês Lu Yu escreveu o Ch'a Ching, um manual sobre o cultivo e preparação do chá. A vida de Lu Yu foi influenciada pelo budismo. A ideia dele foi crucial para a criação e aprimoramento da cerimónia.
No século XII, um novo tipo de chá surge, o matcha, que foi trazido por Eisai, outro monge japonês retornado da China. Considerado um chá verde mais forte, retirado da mesma planta do chá preto, foi inicialmente utilizado em rituais nos Templos Budistas. Já no século XIII, os samurais já consumiam o matcha, como uma adaptação do budismo.
Por volta do século XVI, a actividade de beber chá tornou-se bastante comum, chegando a atingir todas as camadas sociais do Japão. Sen no Rikyu, um dos maiores destaques na história da cerimónia do chá, seguido pelo seu mestre, Takeno Jōō, de acordo com a filosofia ichi-go ichi-e, cada cerimónia do chá é única, e nunca poderá ser reproduzida. Os seus ensinamentos foram responsáveis pelo desenvolvimento de novos estilos arquitectónicos japoneses, como Jardins, Arte e todo o desenvolvimento e criação da cerimónia do chá. Os ensinamentos resistem até hoje.