Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Chugakko - 中学校 (Escolas do 3º Ciclo)


Os alunos que frequentam Chugakko têm idades correspondentes entre os 12 e os 15 anos.
Tal e qual como nas escolas básicas a maior parte dos chugakko são públicos havendo apenas 5% que são privados. Os custos de uma escola privada são cerca de 558.592 Yen (aprox. 5585€) enquanto os custos das escolas públicas, estimados pelo Ministério da Educação, são 130.828 Yen (aprox. 1308€).
Na chugakko cerca de dois terços dos professores são homens. As escolas são comandadas pelos directores e cada classe tem direito ao seu próprio director de turma que serve por vezes como conselheiro aos seus alunos. Ao contrário dos estudantes da escola básica, nos chugakko cada disciplina tem um professor diferente, as aulas estão divididas em blocos de 50 minutos.
Em 1989 cerca de 45% das escolas públicas tinham computadores incluindo as escolas que apenas utilizavam para fins administrativos.
As principais disciplinas dos chugakko são: japonês, estudos sociais, matemática, ciências, música, saúde, educação física e artes. Os estudantes também podem escolher entre ter design e actividades domésticas.
A maior parte dos alunos frequentam durante o horário laboral e pós-laboral clubes escolares, que têm reuniões semanais.
O ministério reconhece que necessitam de melhorar o ensino de línguas estrangeiras especialmente o inglês, para isso o governo convida muitos estudantes que têm inglês como primeira língua para servirem de assistentes em intercâmbios e prefeituras sob o comando do programa Japan Exchange and Teaching Program. Em 2005 o número de participantes estava por volta dos 6000.
Os maiores problemas que preocupam os pais e cidadãos são o ijime e o toko kyohi (Síndrome de Abstinência Escolar).