Provérbio Chinês

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Shogakko - 小学校 (Escolas do 1º e 2º Ciclo)



Mais de 99% das crianças japonesas em idade escolar frequentam Shogakko. As crianças entram no 1º ano de escolaridade com 6 anos e começar a frequentar a escola é considerado um importantíssimo evento na vida das crianças.
No Japão apenas cerca de 1% das Shogakko são privadas sendo que os custos nestas são superiores a 184.000 Yen por criança (aproximadamente 1840€).

As classes escolares têm, normalmente, cerca de 31 estudantes por turma. Os alunos são normalmente organizados em pequenos grupos de trabalho que têm em simultâneo trabalhos escolares e funções pedagógicas. A disciplina e o senso de responsabilidade são encorajados pelo uso de monitores estudantes e por fazer com que os estudantes assumam a responsabilidade pelo aspecto, limpeza e organização da sua sala de aulas.

O currículo académico padrão é: japonês, estudos sociais, aritmética e ciência. As escolas normalmente apresentam ainda disciplinas não curriculares como arte, música, educação física, educação moral, actividades domésticas e artes plásticas.
A língua japonesa é uma disciplina com muito ênfase no currículo dos alunos do Shogakko, a complexidade da escrita e a grande diversidade de formas de falar no discurso formal (keigo) requer uma enorme capacidade de concentração e esforço por parte dos professores.

Existe um sistema televisivo e radiofónico educacional em quase todas as escolas. Normalmente as Shogakko usam programas preparados pelo NHK 教育テレビジョン [Nippon Hōsō Kyōkai Kyōiku terebijon - conhecido oficialmente em inglês por Japan Broadcasting Corporation Educational TV].

Todos os estudantes recebem almoço completo na escola, embora este programa seja subsidiado pelo governo o programa não é grátis. As refeições consistem usualmente em pão (ou um aumento de arroz), uma refeição principal e leite. As refeições são feitas na sala de aula juntamente com o professor promovendo oportunidades informais para ensinar nutrição, saúde, bons hábitos alimentares e comportamento social. Alguns estudantes levam a sua própria comida para a escola nos bentos.

O maior problema nas escolas actualmente é a abstinência escolar e os numerosos e problemáticos casos de ijime (bullying).